Seja bem vindo ao site do Oba Hortifruti

Você está na loja: Campinas: Cambuí - Rua Maria Monteiro ALTERAR LOJA

pessoas curtem o Oba Hortifruti

Logo Oba Hortifruti

Nutrição

Alimentos podem ser consumidos desde a casca

Oba destaca frutas, legumes e verduras que podem ser utilizados de forma integral, com casca, talo e sementes

 

Já imaginou consumir a casca da banana? E a semente da abóbora? Também é possível consumir aquela parte branquinha entre a polpa da melancia e a casca. Parece difícil, mas não é. Nestas partes, que normalmente vão para o lixo, é possível encontrar nutrientes e benefícios que o corpo necessita, sem se esquecer do sabor. Aproveitar o alimento de forma integral vai muito além da economia. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti selecionou algumas dicas que podem promover  o aproveitamento de frutas, legumes e verduras sem se esquecer dos seus benefícios.

 

A casca da banana, por exemplo, é rica em fibras que garantem o bom funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol do organismo. Além disso, a fruta possui um composto chamado triptofano, nutriente que ajuda na produção da serotonina, substância capaz de promover a atividade cerebral, bom sono e  bom humor. A casca pode ser utilizada na produção de um bolo, por exemplo, agregando ainda mais sabor e nutrientes.  No Oba há mais de 5 tipos de banana que podem ser aproveitadas dessa forma: figo, maçã, nanica, prata e marmelo.

 

Além desta fruta, o maracujá é outro alimento que pode se aproveitar a casca. No Oba, é preparada uma farinha da casca do maracujá, que é excelente aos diabéticos por ser rica em pectina, uma fibra que tira a fome, controla os níveis de açúcar no sangue, facilitando o controle da diabetes e ajudando a emagrecer. A polpa é utilizada para a produção de sucos e a farinha produzida pode ser dissolvida em suco, adicionada ao iogurte, salada ou sopa.

 

Já com as folhas da beterraba é possível preparar saladas, refogados e outros pratos. Elas são ricas em sais mineiras, como o ferro e o cálcio, além de vitaminas A, C e do complexo B. Nestas folhas, há um composto chamado carotenóide, pigmento natural que ajuda na proteção dos olhos contra o envelhecimento. “Ao consumir as folhas de beterraba, o organismo pode se defender da anemia, além de favorecer contra oxidação e funcionar como laxante e diurético. Também, estimula as funções do fígado e do baço”, ressalta a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

 

Outra curiosidade é com as folhas e talos do brócolis. Eles são excelentes fontes de ferro, fibra, cálcio e magnésio. A equipe de nutrição indica colocar estas partes no preparo de alimentos, como arroz, sopa e, até mesmo, molhos brancos, que vão muito bem com uma saborosa massa. No Oba há dois tipos de brócolis: o comum e o niger. Com os dois é possível aproveitar todas as partes.

 

A melancia pode ser consumida além da polpa vermelha. A chamada entrecasca, aquela parte branquinha entre a polpa e a casca, também pode ser aproveitada. Com ela, é possível produzir um saboroso doce, ralando e cozinhando com açúcar. Esta parte da fruta é rica em fibras insolúveis, capazes de auxiliar o intestino a trabalhar melhor. A escolha pode ser feita entre 4 opções: nacional, kodama, baby e a melancia sem semente.

 

Outra curiosidade são as sementes da abóbora que podem ser torradas e acrescentadas em pães, sopas, saladas e também servidas como aperitivo. Há diversas opções, como abóbora seca, italiana, brasileira, moranga, cabotiã e mini abóbora. A dica da equipe de nutrição do Oba é moer estas sementes torradas para substituir o sal no tempero de comidas. “Seus benefícios são inúmeros. Com alto teor de fibras, sais minerais e vitaminas, a semente auxilia na saúde do coração, dos olhos e contribui para o sistema imunológico”, destaca a nutricionista.

Salada de folhas de beterraba

Ingredientes:

- 1 xícara (café) suco de limão

- Sal a gosto

 

Em uma panela com bastante água e sal, cozinhe as folhas de beterraba até que estejam macias e escorra-as. Em uma vasilha, coloque o suco de limão e, com um batedor de arame, bata sem parar e acrescente o azeite até incorporar todo o suco. Acerte o sal e a pimenta. Divida as folhas de beterraba em pratos individuais, regue-as com o molho de limão e azeite e sirva.