Postado 11 de outubro de 2022 em Destaque por Daniel Lombardi
Chegou a época de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, o Oba preparou as principais dicas sobre Outubro Rosa, com hábitos que podem auxiliar na prevenção da doença, através de um estilo de vida balanceado.
Isso porque práticas saudáveis e alimentos funcionais são grandes aliados na manutenção da saúde.
Para lhe ajudar na parte da alimentação, conheça 4 alimentos que contribuem para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama.
Frutas como amora, cereja, framboesa, morango e cranberry são ricas em antocianinas. Em outras palavras, elas possuem alta concentração de substâncias antioxidantes, que são capazes de combater os radicais livres. Assim, a chance dessas células cancerígenas se desenvolverem, diminui.
O mesmo vale para os vegetais avermelhados, já que as propriedades antioxidantes também são responsáveis por garantir a coloração característica.
Ricas em vitamina C, frutas como limão, laranja e abacaxi devem ser incluídas na alimentação por uma série de fatores. Afinal, elas também contam com propriedades antioxidantes poderosas, que reforçam a resposta imunológica do corpo e as defesas do organismo.
Portanto, invista em sucos e outras preparações práticas no seu dia a dia para ter ainda mais saúde.
Quando o assunto são dicas sobre Outubro Rosa, este é um dos principais alimentos da lista, assim como outros vegetais crucíferos verde-escuros.
A couve-flor, o repolho, a rúcula e o agrião, juntamente com o brócolis, são ricos em glucosinolatos e sulforafano, que combatem o estresse oxidativo do organismo e previnem a formação de células cancerosas, respectivamente.
Além disso, todas as opções citadas possuem alto teor de fibras, vitaminas e minerais, sendo essenciais para todas as pessoas que buscam uma alimentação saudável.
O salmão e outros peixes ricos em ômega 3 trazem uma série de benefícios para a saúde. O alimento é fonte de gordura insaturada, que ao contrário da saturada, auxilia na redução dos triglicerídeos e da pressão arterial.
Além disso, estudos indicam que consumir peixes oleosos, cerca de 2 vezes por semana, pode reduzir em 5% o risco de desenvolver câncer de mama.
De acordo com os estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a alimentação e os hábitos saudáveis são capazes de evitar até 28% dos casos.
Por isso, as dicas sobre Outubro Rosa fazem parte de uma campanha tão relevante para a saúde das mulheres. Durante todo o mês, é importante também ressaltar as seguintes práticas, que vão além da escolha pelos alimentos certos:
• Comprometer-se com o acompanhamento médico periódico;
• Implementar a realização do autoexame em sua rotina;
• Abraçar a prática regular de atividade física;
• Manter uma alimentação balanceada, consumindo cinco porções ao dia de verduras, frutas e legumes;
• Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, é nosso dever compartilhar informações úteis, que conscientizem a população sobre as formas de prevenção. Vem com a gente?
Encontre tudo o que você precisa para manter uma boa alimentação e ter uma vida mais saudável no Oba mais próximo de você.