Bacalhau à Zé do Pipo: aprenda a preparar essa maravilha

Na culinária brasileira, o pescado vindo de Portugal é um ingrediente que conquistou seu espaço e se tornou protagonista em diversas receitas, como o Bacalhau à Zé do Pipo

E seja na sexta-feira Santa, na Páscoa ou em celebrações especiais, o Obacalhau é a escolha perfeita para elevar o sabor e a qualidade das suas preparações.

Neste texto, vamos explorar como preparar essa receita deliciosa! 

Por que escolher Obacalhau

Antes de mergulharmos nessa preparação irresistível, é fundamental destacar a importância da escolha do peixe.

Afinal, um bacalhau de excelente qualidade fará toda a diferença na textura, sabor e experiência que a receita proporcionará.

E por isso, o Obacalhau, produto exclusivo do Oba, se destaca entre todas as opções disponíveis, e é a escolha ideal para você preparar a versão à Zé do Pipo.

O nosso peixe é pescado nas águas profundas e frias da Noruega, desidratado e salgado em Portugal, garantindo origem e sabor legítimos.

O Oba se dedica a buscar e trazer para seus clientes o melhor bacalhau do mundo, proporcionando o prazer único de degustar o Obacalhau. Diretamente de suas terras originárias para a sua mesa!

Como dessalgar o Obacalhau

Antes de mais nada, vamos lhe ensinar como dessalgar o Obacalhau da maneira correta.

1) Lave o peixe em água corrente. Depois, coloque o Obacalhau dentro de um recipiente e deixe embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos para tirar o excesso de sal.

2) Despeje a água que ficou no recipiente após o primeiro passo e encha com água fresca. Depois leve à geladeira, deixe de molho e faça as trocas de água, de acordo com as indicações a seguir:

  • Para lascas grandes, deixe de molho entre 6 e 9 horas, trocando a água de 3 em 3 horas.
  • Para o lombo, deixe de molho no mínimo 24 e no máximo 42 horas, trocando a água de 6 em 6 horas. Caso o lombo esteja com pele, ela deve estar voltada para cima.

Com o Obacalhau devidamente dessalgado, podemos seguir para a elaboração da receita. 

Receita de Bacalhau à Zé do Pipo

A combinação irresistível de bacalhau, purê de batatas e um cremoso molho torna esse prato uma opção clássica e que vai agradar a todos. A seguir, aprenda uma receita fácil e deliciosa para você preparar o Bacalhau à Zé do Pipo em casa, destacando, é claro, o Obacalhau!

Ingredientes:

1 kg de Obacalhau
1 kg de batatas
1 cebola média, cortada em rodelas finas
2 dentes de alho, picados
Azeite de oliva extravirgem Portugal Oba Bem Querer
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 gemas de ovo
200 ml de leite
200 ml de maionese
Salsinha picada para decorar

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o Obacalhau em água fervente por aproximadamente 20 minutos.
  2. Desfie o Obacalhau em pedaços médios. Reserve.
  3. Descasque as batatas e cozinhe em água com sal até que estejam macias.
  4. Faça um purê com as batatas cozidas, adicionando um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve.
  5. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em azeite até ficarem dourados.
  6. Adicione o Obacalhau desfiado à frigideira e misture bem.
  7. Em um refratário, coloque metade do purê de batatas.
  8. Distribua o Obacalhau sobre o purê.
  9. Cubra com a segunda metade do purê.

Preparo do molho:

Em um recipiente, misture as gemas de ovo, o leite e a maionese até obter uma mistura homogênea. Despeje o molho sobre o bacalhau e as batatas no refratário. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse o Bacalhau à Zé do Pipo por aproximadamente 30 minutos, até que a superfície esteja dourada. Retire do forno, decore com salsinha picada e sirva imediatamente.

Só no Oba tem o legítimo bacalhau!

A receita de Bacalhau à Zé do Pipo destaca-se pela combinação de sabores afetivos, além de ressaltar a qualidade do Obacalhau.

Experimente a tradição e o sabor incomparável do Obacalhau em suas receitas no Oba mais perto de você, no app (Android ou iOS) ou loja virtual Da origem para você, estamos comprometidos a proporcionar momentos gastronômicos inesquecíveis com o melhor bacalhau do mundo!