Postado 28 de janeiro de 2021 em Destaque por Daniel Lombardi
Médio
45min
+ Tempo Molho Canjica
Cerca de 10 Porções
A tradicional canjica, doce típico de festa junina, pode ser feita na versão vegana. Esta receita não leva nenhum ingrediente de origem animal. Aqui o leite de coco pronto para beber substitui o leite convencional e deixa a sobremesa ainda mais gostosa.
O doce queridinho em vários cantos do Brasil é conhecido por vários nomes. No Sul, Sudeste e Distrito Federal é conhecido como “canjica” ou “canjicão”. Já no Maranhão e Piauí ganha o nome de “mingau de milho”, que no Pará é mais específico: “mingau de milho branco”, porém no Nordeste é conhecido como “mugunzá” ou “mungunzá”. Independente do nome, esta receita de canjica simples é também muito nutritiva.
Esta receita conta com pouco açúcar de coco, que já é mais saudável que o açúcar refinado. Além disso, tem duas fontes de amido resistente. A primeira é a própria canjica, que al dente ou fria torna-se fonte de amido resistente. A outra é a biomassa de banana verde, que funciona como fibra e controla o índice glicêmico. O que faz com que a ingestão do açúcar seja feita lentamente, evitando o maléfico pico de glicose e insulina. O amido resistente alimenta as bactérias que fazem bem à saúde. Quer aprender a fazer esta canjica funcional? Confira a receita:
1. Deixe o milho da canjica de molho em água de um dia para o outro.
2. Escorra a água e cozinhe na panela de pressão com a canela, a água, o leite de coco, o coco e o açúcar até o milho ficar macio.
3. Acrescente a biomassa de banana e incorpore à canjica.
4. Desligue o fogo e coloque a canjica em taças, polvilhando com canela.
Curtiu essa receita? Conte o que você achou e aproveite para compartilhá-la.