Deliciosa Terrine de Queijo Recheada com Damasco e Nozes

Médio

Médio

Preparo

30min +
4hs Geladeira

Rendimento

20 Porções

As festas de fim de ano vêm sempre recheadas de deliciosas receitas. Uma boa pedida para época é a terrine. Um prato francês servido frio que pode ser feito com ingredientes variados, perfeito para ser servido como aperitivo, entrada, acompanhamento ou até mesmo sobremesa.

Na verdade, “terrine” é nome dado à forma retangular ou redonda, usada na França, país de origem da receita. Lá os patês e principalmente o foie gras são preparados em terrines. Por isso, muitas vezes a receita de terrine é confundida com a de patê. Sendo este homogêneo e pastoso, e a terrine muitas vezes assada e fatiada.

Esta receita chamada originalmente de “Terrine de Queijo Natalina”, foi preparada pela Gabriela Carvalho do @gabistro1404, que se define como uma “goiana curiosa na gastronomia”. O prato é uma boa pedida para vegetarianos, pois não leva nenhum ingrediente de origem animal.

A terrine da Gabriela é uma deliciosa combinação de sabores, que conta com o sabor do molho pesto e do tomate confit, o adocicado do damasco, a suavidade do cream cheese e o crocante das nozes. Uma daquelas receitas ideais para serem saboreadas junto de um bom papo, sem pressa na mesa, cercado de pessoas queridas. Quer aprender a preparar esta delícia? Confira!

Ingredientes

Do creme de queijo

500g de ricota fresca;
200 g de creme de leite;
200g de cream cheese;
50g de queijo parmesão ralado;
Sal a gosto.

Do Recheio

Damasco turco Oba Bem Querer picado hidratado com água ou champagne;
Nozes picadas;
Molho pesto;
Tomate confitado.

Molho pesto

1 maço de manjericão
1/2 garrafa de Azeite Extravirgem Oba Bem Querer
1/2 colher de chá de sal
3 dentes de alho
1 xícara de chá de queijo pecorino ralado
1 xícara de nozes

Tomate confitado

1 caixa de tomate cereja1 ramo de alecrim
Azeite Extravirgem Oba Bem Querer a gosto
1 pitada de sal grosso
1 dente de alho

Modo de Preparo

CREME DE QUEIJO: Bata no processador ou liquidificador a ricota, o parmesão, o cream cheese, o creme de leite e o sal, até que se torne uma pasta lisinha. RECHEIO: Hidrate o damasco com um pouquinho de champanhe, pode ser água também, de modo que ele fique molinho. MOLHO PRESTO: Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e bata até formar uma pasta homogênea. TOMATE CONFITADO: Num refratário misture o tomate cereja com os ramos de alecrim, bastante azeite, uma pitada de sal grosso e um dente de alho sem casca cortado ao meio. Leve ao forno pré-aquecido a 250°C.

Montagem

Forre com plástico filme, o fundo e as laterais de uma forma de pão. No fundo, espalhe um pouco do creme de queijo e alise com uma colher. Em seguida, acrescente o damasco e vá espalhando com a colher. Cubra novamente com o creme de queijo, acrescente as nozes picadas e por cima das nozes coloque os tomates, sem o azeite do confitado. Por cima dos tomates, coloque o molho pesto espalhando com a colher. Por último, acrescente mais uma camada do creme de queijo, alise bem com uma colher ou uma espátula. Finalize fechando a terrine com o restante do plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir. Para desenformar, abra o plástico filme e apoie no refratário sobre o recipiente onde será servida. Enfeite com alecrim e nozes.

Dicas

  • O queijo parmesão ralado pode ser aqueles de saquinho, mas você sabe que ralado na hora fica bem mais gostoso.
  • Para decorar, você pode também colocar algumas unidades do damasco turco Oba Bem Querer e amêndoas laminadas sem pele Oba Bem Querer.
  • O molho pesto pode ser feito também de outras formas, substituindo o manjericão por hortelã ou rúcula, por exemplo.
  • Você pode servir de entrada, junto de torradinhas, pães ou até mesmo grissinis. É um complemento interessante para as tábuas de queijos antes dos jantares.

Gostou dessa receita? Conte qual prato você mais gosta de preparar nesta época do ano. Aproveite e compartilhe.