Dicas para reconhecer o verdadeiro bacalhau

Você sabe reconhecer o autêntico bacalhau? Com uma história milenar, cheia de controvérsias, uns dizem que bacalhau é um processo, outros que é um tipo específico de peixe. Mas afinal, qual é a verdade sobre esta deliciosa iguaria, queridinha nas receitas da Semana Santa e Natal, mas que também é uma boa pedida para o ano inteiro, concorda? Confira a seguir:

O que é o bacalhau?

Bacalhau não é o nome de um peixe específico, como muita gente pensa ser. Na verdade, o bacalhau refere-se a peixes, que depois de limpos, esviscerados e sem cabeça passam pelo processo de salga e secura. Apenas dois peixes poderão ser chamados de “bacalhau”: o Gadus morhua e Gadus macrocephalus. Os demais serão designados como peixes salgados secos.

  • Gadus morhua: é o nome científico do autêntico bacalhau, considerado o mais nobre por sua textura suave e famosa qualidade. Originário do Atlântico Norte, sua maior população está na Noruega. Seu rabo não tem um contorno branco. Quando está seco e salgado tem coloração bege clara e, após cozido, fica tenro e se desfaz em lascas macias facilmente. Usado na culinária internacional.
  • Gadus macrocephalus: é originário do Pacífico Norte. Assim como o morhua, é considerado o verdadeiro bacalhau pescado no Alasca. Seu rabo tem um contorno branco. Este peixe tem a carne com a cor mais clara, quase branca e também mais firme, que se desmancha em lascas e é facilmente desfiado.

Para saber se, de fato, você está comprando o autêntico bacalhau, e não apenas peixe salgado, é importante conferir nos rótulos das embalagens o nome científico da espécie de peixes.

Classificação do bacalhau

Para identificar a condição do bacalhau, ele é categorizado em três tipos:

Imperial: o Porto Imperial é um exemplo de um dos melhores do mercado, que remete ao bacalhau bem cortado, bem curado e bem escovado;

Universal: tem o mesmo paladar que o Imperial, mas identifica que ele tem pequenos defeitos, porém que não chegam a comprometer sua qualidade;

Popular: indica que o bacalhau tem algumas manchas e está sem alguns pedaços que foram extirpados pelo arpão no momento em que foram pescados.

Tipos de corte do bacalhau

O mesmo bacalhau, com a mesma carne e mesma cura, pode ser vendido por inteiro, mas também com cortes diferenciados que são adequados para o preparo de cada receita, tais como postas, pedaços e desfiado. O lombo é perfeito para receitas especiais, pois é a parte mais nobre e tenra do bacalhau sem espinhas.

Benefícios do bacalhau à saúde

O bacalhau tem baixo teor de gorduras e é rico em proteínas, sendo composto por até 40% deste nutriente. Além das proteínas, é uma boa fonte de cálcio (importante para ossos, dentes e músculos), ferro (prevenindo anemias) e vitaminas do complexo B (relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras no nosso organismo). “A vantagem do bacalhau, em relação a outros pescados, é o sabor marcante e característico, aliado à versatilidade na hora do preparo, que vai desde bolinhos a assados e receitas cremosas”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Como comprar o bacalhau?

Na hora da compra, ao escolher as bandejas, a dica é observar os pedações, pois dependendo da forma de preparo, algumas partes podem ser mais bem aproveitadas ou não. O peixe também deve estar seco, sem sinais de umidade, bolores e com a carne firme ao toque, sem desmanchar facilmente.

Como conservar o bacalhau?

Para a sua conservação, é fundamental que ele esteja salgado. Após a dessalga, o preparo deve ser imediato, podendo ficar na geladeira depois de preparado por até 3 dias, sem a necessidade de congelar. Caso não seja possível consumir neste tempo, o ideal é congelar, aumentando a validade para até 1 mês.

Vale lembrar que como o bacalhau é conservado com sal, pessoas com hipertensão devem preferir preparos que levem a carne dessalgada. Para as crianças, é indicado também a versão desfiada, que vem livre de espinhos.

Como fazer o bacalhau?

Na hora do preparo, a melhor forma para aproveitar todos os nutrientes é assar o peixe com azeite ou cozinhar, evitando sempre as receitas que exijam fritura. “Desfiado é uma excelente forma de preparo saudável do bacalhau, que é também muito versátil e combina com uma salada fria ou até na versão quente como escondidinho”, explica Renata.

No preparo prefira azeites, azeitonas, cebola, batata, pimentas, que trazem sabor e ampliam os nutrientes presentes na refeição. Como dica, a nutricionista sugere que se evite temperar a carne com produtos industrializados (caldos de carnes, por exemplo) e nunca use gorduras reutilizadas, como ocorre comumente para fritar alimentos.

Onde comprar bacalhau

Agora que você já sabe diferenciar peixe salgado do verdadeiro bacalhau, sabe também que aqui no Oba você encontra o melhor produto do mercado. Nas lojas de nossa rede você vai encontrar Obacalhau, em cinco formatos para levar para casa e se deliciar: “Lombo inteiro”, “Lombo em postas”, “Desfiado”. Cortes nobres que facilitam o preparo e são das espécies de peixes Gadus Morhua, conhecida como “bacalhau do Porto” e  Macrocephalus, de qualidade semelhante. A Salada de Bacalhau Oba Bem Quer é prática e muito saborosa, ideal para qualquer refeição e conta com duas versões: tradicional ou cremosa.

No Oba você encontra tudo que precisa para fazer suas receitas com bacalhau. Encontre o Oba mais perto de você e se preferir, você pode pedir os ingredientes sem sair de casa! Aproveite as facilidades do nosso aplicativo (Android ou iOS) ou acesse a loja virtual.  Estamos esperando por você!