Uva moscato: fruta gourmet e campeã de benefícios e doçura

Conhecida como a primeira uva gourmet do Brasil, a uva moscato proporciona diversos benefícios à saúde.

É rica em vitaminas, A, B, C e K, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco.

Possui propriedades antioxidantes, principalmente em sua casca, sementes e folhas. Além disso, tem grande quantidade de fibras e alto teor nutritivo. 

A uva moscato também:

  • combate o envelhecimento precoce
  • ajuda no no bom funcionamento do intestino
  • reduz o cansaço muscular

Essa uva é uma das mais doces. Enquanto os níveis de açúcar em outras variedades costumam chegar a 14%, os da moscato passam de 19%. É uma fruta que vale a pena provar e usar em várias receitas como estas que sugerimos!

Docinho de uva com leite em pó

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa cheias de leite em pó
20 uvas moscato

Açúcar ou leite em pó para decorar

Modo de preparo:
Em fogo baixo, cozinhe o leite condensado junto ao leite em pó até formar o ponto para enrolar (soltando do fundo da panela). Modele os docinhos, envolvendo a uva com a mistura da panela, e finalize polvilhando com o leite em pó ou açúcar. Leve à geladeira por 2 horas antes de consumir.

Overnight de uva

1 copo de 200ml de iogurte natural
½  xícara de chá de uva moscato, cortadas ao meio
2 colheres de sopa de chia
4 colheres de sopa de granola
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas

Modo de preparo:
Hidrate as sementes de chia com o iogurte natural. Monte, em uma taça ou pote com tampa, camadas com iogurte com chia, metade das uvas e metade da granola. Repita o processo e finalize com as amêndoas laminadas. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.


Surpresa de uva verde fit

1 cacho de uva verde sem semente
½ pote de 200ml de iogurte natural
5 gotas de essência de baunilha
4 gotas de estévia
Cacau em pó a gosto.  

Modo de preparo:
Para essa receita, precisamos das uvas congeladas. Lave as uvas, tire do cacho, coloque em um pote e deixe no congelador da noite para o dia. No dia seguinte, numa xícara pequena e funda, coloque o iogurte e junte a essência de baunilha, a stevia e misture bem. Tire as uvas do congelador, espete no palito de dente e mergulhe uma uva de cada vez no iogurte (se você jogar todas, acaba congelando o iogurte). Pegue um copo e faça uma tampa com papel alumínio para ir espetando as uvas para escorrer o excesso de iogurte e secar mais depressa. Deixe mais 10 minutos no congelador para secar bem. Depois é só finalizar com uma pitada de cacau em pó.