Postado 25 de fevereiro de 2025 em Destaque por Barbara Mucedola Longo
A uva doce moscato é uma variedade de uva branca, conhecida por seu aroma floral e frutado, e por ser muito doce. Rica em vitaminas A, B1, B6, C e K, é fonte de minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco.
Possui propriedades antioxidantes, combate o envelhecimento precoce, reduz o cansaço muscular, melhora a disposição e o alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual.
A fruta possui fibras, que auxiliam na saciedade e no bom funcionamento do intestino, e, por conter manganês e potássio, atua nas cartilagens, no controle da glicemia, na saúde muscular e no controle da pressão arterial.
E ainda:
Melhora a saúde ocular
Protege o sistema cardiovascular
Previne doenças crônicas
Essa uva é uma das mais doces. Enquanto os níveis de açúcar em outras variedades costumam chegar a 14%, os da moscato passam de 19%. Combina bem com comidas asiáticas apimentadas, aves, como frango, peru e pato, ou peixes brancos e frutos do mar, além de queijos, como brie, camembert, emmental, gouda, gorgonzola, roquefort e de cabra, e doces leves, como bolo, pannacotta, torta de maçã e sorvete de creme.
É uma fruta que vale a pena provar in natura e também usar em várias receitas. Confira algumas sugestões
Picolé colorido de uvas:
1 xícara de chá de uva doce moscato, cortadas ao meio
1 xícara de chá de uva roxa sem semente, cortadas ao meio
1 xícara de chá de água de coco natural
Modo de Preparo: Acomode as uvas em forminhas de picolé e complete os espaços com água de coco. Leve ao congelador ou freezer, por pelo menos 2 horas antes de consumir.
Drinque de uva sem álcool:
200ml de kombucha de tangerina
5 uvas doce moscato, cortadas ao meio e congeladas
5 uvas roxas sem semente, cortadas ao meio e congeladas
Modo de Preparo: Sirva a kombucha em uma taça e adicione as uvas congeladas. Consuma em seguida.