Vinho Ravasqueira: descubra uma combinação perfeita com ele

Em meio aos vastos campos de Alentejo, há um rótulo exclusivo pronto para lhe surpreender. O Vinho Ravasqueira da vinícola que leva o mesmo nome, conta uma história pautada em sabores marcantes. A seguir, vamos desvendar o que há por trás da bebida, além de apresentar uma harmonização perfeita através de uma receita exclusiva.

A história por trás dos rótulos Ravasqueira

A Ravasqueira cultiva não apenas vinhas, mas uma história enraizada no rigor, exigência e atenção aos detalhes mais sutis.

É um legado que vem sendo construído desde 1943, em uma casa de família, reforçado por um microclima que afeta positivamente cada garrafa.

A vinícola é um reflexo da saudade e responsabilidade, permeando cada gota com ensinamentos deixados por gerações.

Vinho Ravasqueira: experiência única

Dentre as exclusividades da vinícola Ravasqueira, podemos destacar o Lagar da Ravasqueira Tinto. Um vinho de perfil moderno, estagiado em barricas de carvalho americano, apresenta uma elegância que contrasta com notas abaunilhadas..Além disso, conta com intensa fruta vermelha, alcançando máxima expressividade e experiência sensorial em cada gole.

Uma bebida única, ideal para os momentos mais especiais. Então, o que acha de aprender uma receita exclusiva para harmonizar com o seu Ravasqueira?

Arancini de Gorgonzola Com Coulis de Frutas Vermelhas

A preparação acompanha o sabor intenso do vinho, remetendo a uma cozinha afetiva e memorável. Com uma textura cremosa e o contraste do sabor salgado do Gorgonzola com a suavidade das frutas vermelhas tornam esse prato uma escolha sofisticada e deliciosa para surpreender seu paladar.

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: moderada

Arancini:

250 g de arroz arbóreo

1 cebola média, picada finamente

80 g de queijo gorgonzola, despedaçado

50 g de queijo parmesão ralado

750 ml de caldo de legumes  (aproximadamente)

2 ovos Oba Bem Querer

150 g de farinha de rosca Oba Bem Querer

Sal e pimenta Oba Bem Querer a gosto

Óleo para fritar

Coulis de Frutas Vermelhas:

200 g de frutas vermelhas  (morangos, framboesas, amoras, etc.)

50 g de açúcar

Suco de meio limão

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o caldo de legumes até quase ferver. Mantenha-o quente durante todo o processo.
  2. Em outra panela, refogue a cebola em um pouco de azeite até ficar transparente. Adicione o arroz arbóreo e mexa por alguns minutos.
  3. Adicione o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e permitindo que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais. Continue até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente.
  4. Retire do fogo e adicione o gorgonzola e o parmesão. Misture bem até que os queijos derretam e o arroz fique cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Espalhe o risoto em uma assadeira para esfriar.
  6. Com as mãos úmidas, pegue pequenas porções do risoto e forme bolinhas, pressionando um pedaço de queijo no centro de cada bolinha.
  7. Passe cada bolinha pelos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de rosca, cobrindo completamente.
  8. Aqueça o óleo em uma panela e frite as bolinhas até dourarem. Retire e escorra em papel toalha.
  9. Em um liquidificador, combine as frutas vermelhas, o açúcar e o suco de limão. Bata até obter um purê homogêneo.
  10. Passe o purê por uma peneira fina para remover as sementes, obtendo um coulis suave.
  11. Disponha os arrancini em um prato de servir.
  12. Sirva o coulis de frutas vermelhas em um recipiente separado ou regue delicadamente sobre os arancini antes de servir

Opcional: 

  • Sirva os arancini quentes para melhor aproveitar a textura crocante por fora e o recheio cremoso por dentro.
  • Decore com folhas de manjericão ou hortelã para um toque de frescor.
  • Decore com pequenos pedaços de presunto cru em cima dos arancini

Momentos inesquecíveis com o Oba

Ao explorar os sabores do Vinho Ravasqueira, mergulhamos em uma jornada que transcende o paladar. Essa experiência é amplificada pela receita exclusiva do Chef Benedito Tersi, que, com maestria, une o intenso sabor do salmão e do queijo brie ao molho vermelho assado.

Encerrando nossa viagem, é impossível esquecer da campanha Momentos Portugal e seu último episódio, que celebra a grandiosidade da Ravasqueira. 

Convidamos você a explorar os rótulos exclusivos disponíveis no Oba, e assim se aproximar ainda mais da riqueza e diversidade que as terras lusitanas oferecem. Corra até o Oba mais perto de você, ou aproveite toda a facilidade do APP (Android ou iOS) e  loja virtual. Saúde!